Conhecendo o Uruguai - Colônia de Sacramento - Museu do Lápis

11:10:00 Adriana Lara 8 Comments

Colônia de Sacramento - A história de Colonia del Sacramento, no Uruguai, é a história de um conflito entre Portugal e Espanha. A disputa por essas terras está marcada em cada telhado, em cada muro e em cada pedaço da cidade. Atualmente, a influência arquitetônica portuguesa predomina entre as construções e ruínas remanescentes dos primórdios desse recanto às margens do Rio da Prata.

Curioso detalhe... flores brotam no telhado proporcionando um lindo visual!!




uma construção espanhola e outra portuguesa, lado a lado, mostram as raízes de Colônia de Sacramento








Mas o que quero contar hoje é sobre a visita ao Museu do Lápis, de Emilio Arenas.
Vamos conhecer um pouco dessa interessante história:
O uruguaio Emilio Arenas começou a sua coleção há mais de meio século e tem há vários anos o recorde do Livro Guiness.






Tinha dez anos quando a mãe lhe ofereceu um pequeno chaveiro (foto acima) e um lápis com publicidade: "Arroz Corona, El Mejor Carolina." Como todos os meninos, também gostava de juntar coisas, nos contou a guia Mirtha. A vontade de iniciar uma coleção concretizou-se no dia em que fez os exames de 4ª classe. Estava Emilio a fazer o ditado de espanhol, quando se lembrou que gostaria de ter um lápis novo, com as palavras "Conselho Nacional de Ensino" gravadas. Interrompeu o ditado para fazer o pedido à professora. Foi imediatamente gozado pelos colegas, que riram do pedido, mas a professora ofereceu-lhe o lápis e incentivou-o a iniciar a sua coleção.
Hoje, na casa dos 60 anos, tem mais de 8500 lápis e a sua coleção, que já fez bodas de ouro, não para de aumentar. Desde 2001 que mantém seu nome no Livro de Recordes Guiness: Emilio Arenas, colecionador com mais lápis no mundo.










É na sua quinta - onde produz vegetais e frutos, faz criação de gado, fábrica doces e serve refeições - que fica o Museu das Coleções Arenas. O espaço de uma casa térrea já é pequeno para acolher tantos objetos: além dos mais de 8500 lápis, há cerca de 26 mil chaveiros, 3600 cinzeiros, 2500 latas de bebidas, 1800 frascos de perfumes, 9100 caixas de fósforos, além de bonés, canecos de chope, copos e tantos outros objetos. Arenas tem ainda expostos cartões telefônicos, garrafinhas, copinhos e algumas antiguidades como velhas caixas registradoras. "Um sem fim de recordações." "Não há nenhuma peça mais querida que outra. São todas importantes", declara a esposa, que nos recebeu carinhosamente.
Arenas agrega peças que compra às que lhe oferecem. Tornou-se mais conhecido depois de ter entrado para o Guiness e de ter sido convidado pelo Conde de Faber-Castell para visitar a fábrica de lápis, na Alemanha, uma das mais famosas marcas do mundo. Lá aprendeu como se fazem estes instrumentos de escrita, com pedra de grafite e madeira. Faber-Castell ofereceu-lhe o lápis mais pequeno do mundo, com 17 milímetros, e outro com adornos em platina, que marcam presença na sala de exposições.
O uruguaio, com ascendência francesa e suíça, recebe semanalmente pacotes comobjetos para juntar à coleção. As suas exigências são poucas: as peças têm de ser novas e com publicidade de hotéis, restaurantes, institutos, ministérios, etc.
Na sua quinta de 30 hectares, a Granja Arenas, em Colônia do Sacramento, Arenas produz delicioso doce de leite e nessa área também coleciona sabores, que vão dos mais comuns, como morango e pêssego, aos mais extravagantes, como pimentão, cebola e alho, que já são conhecidos na vizinha Argentina, bem como em Nova Iorque.
Endereço Granja Colônia
Ruta 1 Km. 167 | Riachuelo Departamento de Colonia CP, Colonia del Sacramento 70000, Uruguai.
Telefone: 598 (0) 520 20 25
Site: http://granjacolonia.com.uy/
Esse roteiro e muito mais você encontra na Roque Viagens e Turismo (rua Ernesto Alves, 132 - fone (51) 3712-3088).

8 comentários:

  1. Nossa quantos objetos, muito bacana essa visita.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Adri!
    Que delícia conhecer esse Museu tão lindo!
    Seu filho está um rapagão, hein? Lindo!
    Passando para matar as saudades...ano bem atribulada, mas não esqueço de ti.
    Que outubro venha carregado de boas energias!
    “A missão suprema do homem é saber o que precisa para ser homem.” (Immanuel Kant)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  3. Que museu mais charmoso, adorei conhecer.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  4. Adriana que bacana o museu gostei muito de conhecer, que lugar lindo Adriana bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Ah, Uruguai, meu país de escolha e coração.
    Estava programado para me mudar para lá ao aposentar, mas algumas condicionantes familiares mudaram os planos.
    Mas sei não, dependendo de 2018, ainda vou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tb adoro o Uruguai, que me lembra muito a Europa... povo culto e educado, que sabe dar valor as suas raízes... infelizmente algo que é raro no Brasil... abraços

      Excluir
  7. Adorei a colecção de lápis, que interessante. Se um dia me perder por lá, levo alguns exemplares portugueses para oferecer a esse persistente coleccionador. Já juntar latas de bebidas não me entusiasma minimamente, porque será?
    Beijinho querida Dri, bom fim-de-semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários! Adoro saber o que vocês pensam sobre as postagens do TdD! bjs

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.